quinta-feira, 16 de outubro de 2008

..." Infertilidade "...

Este video é dedicado a todos aqueles casais que, contra tudo e contra todos, lutam diariamente pelo sonho de um dia poderem ser pais.


A Saber:

Na mulher, fertilidade significa a capacidade de engravidar e ter um bebé. Os anos reprodutivos da mulher começam quando ela inicia seus ciclos menstruais durante a puberdade (em torno da idade de 13 anos). A capacidade de ter um filho usualmente acaba em torno dos 45 anos de idade, embora seja potencialmente possível para uma mulher engravidar até que seus ciclos menstruais cessem com a menopausa (por volta dos 51 anos).

Quando um bebé do sexo feminino nasce, já tem no seu organismo cerca de 400.000 ovos imaturos (ovócitos). Eles estão armazenados nos seus ovários em sacos muito pequenos, cheios de fluido, chamados de folículos. Quando a menina entra na idade reprodutiva, começa a ter ciclos menstruais mensais. Durante cada ciclo, o ovário liberta um óvulo (ou, mais raramente, mais do que um), que pode vir a juntar-se com o espermatozóide do homem e dar início a uma gravidez.

O desenvolvimento e a libertação do óvulo depende de um equilíbrio delicado de hormonas: substâncias químicas que sinalizam para que os órgãos realizem determinadas actividades. Alguns destas hormonas são produzidos nos ovários. Outras provêm de duas glândulas situadas no cérebro, o hipotálamo e a hipófise.

No homem, fertilidade significa a capacidade de engravidar uma mulher. Para isso, o sistema reprodutivo do homem precisa produzir e armazenar espermatozóides. Ele também necessita transportar os espermatozóides para fora do seu corpo, de modo que possam entrar no aparelho reprodutivo da mulher.

Os órgãos que produzem os espermatozóides são os testículos. Normalmente, um homem tem dois testículos, localizados no escroto, bolsa de pele que fica atrás do pénis. No interior de cada testículo, há muitos órgãos delicados, designados túbulos seminíferos. É aí que os espermatozóides se desenvolvem.Diferentemente da mulher, que nasce com todos os ovos que irá ter ao longo da sua vida, um homem produz novos espermatozóides continuamente. Quando um indivíduo do sexo masculino passa pela puberdade, a sua reserva de espermatozóides é renovada a cada, aproximadamente, 72 dias.

Infertilidade é a capacidade diminuída ou ausente de produzir uma prole. O termo não implica uma incapacidade completa para ter filhos, e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição de infertilidade. Infertilidade é, portanto, frequentemente diagnosticada quando, após 1 ano de relações sexuais não-protegidas, não ocorre a concepção.

A Linguagem da Fertilidade
Fertilização: contacto entre espermatozóide e óvulo, determinando sua união.
Concepção: o início da gravidez.
Gravidez: a condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no aparelho reprodutivo feminino após a união do óvulo com o espermatozóide.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15% dos casais em idade de procriação procuram ajuda médica por infertilidade, geralmente após um período de cerca de dois anos sem conseguir conceber.O problema pode ser de origem tanto feminina como masculina. De um modo geral, a origem da infertilidade é:
Exclusivamente feminina em cerca de 30 - 40% dos casos.
Exclusivamente masculina em cerca de 10 - 30% dos casos.
Em caso de uma combinação de ambos os parceiros cerca de 15 - 30% dos casos apresenta alterações detectáveis.

Infertilidade na Mulher

As causas de infertilidade na Mulher, podem apresentar muitas formas.Uma área que fica na base de um espectro de causas é a idade. No entanto, as causas directas de infertilidade feminina dividem-se em quatro categorias principais:
Desordens Hormonais ou Ovulatórias
Desordens Anatómicas
Desordens Cromossómicas
Outras causas/inexplicadas (idiopáticas)

Infertilidade no Homen

Muitos homens sentem-se roubados no que se refere à sua virilidade quando descobrem um problema de fertilidade, e alguns lutam com sentimentos de baixa auto-estima. Essas respostas são normais. A chave para ultrapassar essa situação é o suporte mútuo no seio do relacionamento do casal. Quer a dificuldade para conceber esteja relacionada com factores masculinos, quer com factores femininos quer com ambos, a infertilidade é um problema e ao mesmo tempo um desafio que tem de ser partilhado pelo casal.

Sem comentários: