segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Shahnour Vaghinagh Aznavourian


Shahnour Vaghinagh Aznavourian mais conhecido pelo seu nome artístico de Charles Aznavour , nasceu em 22 de Maio de 1924, filho de imigrantes Arménios, Michael e Knar Aznavourian.

Uma vez que os seu pais eram artistas, este acabou por entrar no mundo do teatro ainda muito novo, tendo aos 9 anos assumiu o nome artístico Charles Aznavour.

O seu grande impulso foi quando a cantora Édith Piaf o ouviu cantar e o levou consigo numa turné pela França e pelos Estados Unidos.

Frequentemente descrito como o Frank Sinatra da França, Aznavour canta principalmente o amor

Além de ser um dos mais populares cantores em França e no exterior, Charles Aznavour actuou em mais de 60 filmes, compôs mais de 1000 canções (incluindo 150 em Inglês, 100 em Italiano, 70 em Espanhol, 50 em Alemão) e já vendeu mais de 100 milhões de discos.

Nos anos 70, Aznavour tornou-se um grande sucesso no Reino Unido, onde sua canção "She" saltou para o número 1 dos Top´s.

Desde o Terramoto de 1988, na Arménia, Aznavour tem ajudado o país através da sua obra humanitária: a "Fundação Aznavour Pour L'Arménie".

Existe mesmo uma praça com seu nome na cidade de Erevan, na rua Abovian. Aznavour é também membro da Câmara Internacional do Fundo de Curadores da Arménia.

Esta organização angariou, desde 1992, mais de 150 milhões de dólares em ajuda humanitária e assistência de desenvolvimento para as infra-estruturas da Arménia. Em 1997 Charles Aznaour foi nomeado como "Officier" (Oficial) da Légion d'Honneur.

Assim e para os nostálgicos e romanticos, como eu, deixo aqui para Vossa analise 3 temas deste Grande Senhor da Musica Francesa.

Temas esses que gosto particularmente de ouvir, num ambiente de completa escuridão, sempre que a vida me é menos agradável.
"Yesterday when I was young"

"She"

"La Boheme"

6 comentários:

Anónimo disse...

Imagina que, de tanto ouvir a mais recente versão do Elvis Costello, nem me lembrava do Aznavour a cantar "She". Foi bom recordar. É das mais bonitas melodias de sempre, pela sua singeleza.
Encontrar aqui "La Bohème", que faz parte da banda sonora da minha vida, foi uma agradável surpresa. Felicito-te pelo bom gosto.

avelaneiraflorida disse...

Tempos atrás deixei também um post com Aznavour!!!
Foi um imenso gosto revê-lo aqui!!!!
E todas as interpretações são excelentes, como era seu timbre!!!!

Brigados por este post!!!

sofialisboa disse...

e se te dissesse que estas musicas fizeram parte da minha vida num verão quando tinha 15 ou 16 anos, resquicios de uma adolescencia romantica...sofialisboa

Ad astra disse...

É! Aznavour e a nostalgia da adolescencia perdida.

Homem sem rosto disse...

Abc…..
Mais uma vez obrigada pelas tuas palavras.
Beijos


Avelaneiraflorida
Nada mais certo minha cara.
Todas as interpretações deste grande senhor são magníficas
Beijos e obrigado pela tua visita.

Sofialisboa
Minha cara sabes pq é que o Diabo sabe muito?
Pq já viveu muitos anos!!! Ehhhhhhhh
Mas que adolescência, Sofia …..

Ad astra
Minha amiga essa nossa adolescência vive dentro de nós, e nunca morrerá.
Beijos e obrigada.

BlueVelvet disse...

Trocaria a La Bohème por "Que c'est triste Venise" escolheria uma companhia para ouvir as 3, enroscadinha.
decerto ficaria melhor.
Ah! Hier encore,
J'avais 20 ans
Je caressais le temps...
Mais uma vez, obrigada por nos fazer recordar, sonhando.