sexta-feira, 27 de julho de 2007

"Procura-se uma Amiga"

Procura-se uma Amiga. Para o efeito basta ser humana, basta ter sentimentos, basta ter coração.
Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir.
Tem que gostar de poesia, da madrugada, de pássaros, de cães, de sol, da lua, do cantar da chuva e das canções da brisa.
Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.
Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo.
Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja em primeira mão, nem é imprescindível que seja em segunda.
Pode ter sido enganada, pois, todos os amigos são enganados.
Não é preciso que seja pura, nem que seja de toda impura, mas não deve ser vulgar.
Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa.
Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo.
Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários.
Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se uma amiga para gostar dos mesmos gostos, que se comova quando chamada de amiga.
Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações da infância.
Precisa-se de uma amiga para não enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.
Precisa-se de uma amiga que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.
Precisa-se de uma amiga para se parar de chorar.
Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.
Que bata em nossos ombros, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo,
para Ter-se a consciência de que ainda se vive.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carlos
Mais uma vez fiquei muito sensibilizada com a forma como exprime as suas emoções. "Procura-se uma Amiga" parece escrito para mim, perdoe-me a presunção.

Revejo-me totalmente na mulher que descreve com tanto sentimento. Tomara possa ser eu essa sua amiga.
Parece-me que até já demos os primeiros passinhos nesse sentido, não acha, Carlos? e não volte a agradecer-me a amizade que lhe devoto, que me ofende!

Percebo das suas palavras que gostaria de experimentar os mistérios do caminho de Santiago. Respondendo à sua pergunta, sim, existe o chamado "caminho francês", que parte de França, como o nome indica.
Contudo, prefiro fazer o Caminho Português, que é de uma beleza única.

Durante horas a fio, por entre o arvoredo, contemplamos a Natureza e apercebemo-nos até que ponto fazemos parte dela.
Caminhando, vamos ao encontro da nossa essência e, assim, aprendemos a conhecermo-nos melhor a nós próprios e ao mundo que nos rodeia.

Mas acredite, Carlos, que o melhor é ver com os seus próprios olhos. Envio-lhe aqui um link para ficar com uma ideia melhor:

http://www.caminhodesantiago.com/

No entanto, também lhe digo que, para fazer tal caminhada, é necessária alguma preparação física. Que desportos pratica?

Sabe, já falei de si a duas das minhas amigas de peregrinação e estas ficaram ansiosas por conhecê-lo.
Temos de falar melhor sobre este projecto.
Sugiro-lhe que tomemos um drink um dia destes, até para nos conhecermos pessoalmente.
Apesar de eu já sentir que o conheço há tanto tempo...

Beijos... se me permite a liberdade... desta sua Estrelinha