quarta-feira, 25 de julho de 2007

"ALMA BEIRÃ"

É simples, o meu coração
nasceu na terra e no campo
e trago na alma
um sentimento Beirão.


Revejo-me assim
vivo e sinto,
sobretudo sinto
as emoções simples,
o odor forte e húmido
da terra dura
lavrada á força de mãos
e corpos extenuados
na luta e na labuta
de criar campos cultivados
e pomares de fruta
e hortas e quintais
amo o verde sereno
dos nossos olivais
o cheiro sensível
das gotas de orvalho
presas ás folhas
como brincos
de puro cristal


E vêm-me, á lembrança
a varanda antiga
os balaustres de madeira
as paredes de granito
memória e herança
da casa e da história
dos nossos bisavós
o pelourinho afonsino
o largo empedrado
já velho e gasto
da aldeia materna
as ruínas tristes
da muralha e da torre
que permanece altiva
a aguentar sózinha
o peso do tempo
que tudo desvaneçe
e tudo esqueçe.

Eu sou dali, daquele lugar
de onde aos poucos
já quase todos partiram
mas onde hei-de
sempre voltar

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, Carlos

Que agradável sensação tive hoje ao constatar que, tal como eu, é de origem Beirã. Os meus pais são oriundos das Beiras e, tal como o Carlos, também tenho as melhores recordações dos meses passados em casa dos meus avós, durante as férias escolares. Foi aí que aprendi a dar valor às tradições familiares e ao contacto com a natureza.

Ainda hoje não dispenso as caminhadas no campo. Uma vez por ano, reservo até alguns dias das minhas férias para fazer o Caminho de Santiago com um grupo de amigos, gente que há anos me acompanha nestas jornadas.

É uma ocasião em que aproveito para reflectir sobre a minha vida. Muitas decisões importantes que tomei foram construídas durante essa comunhão com a Natureza.

Gostaria que o Carlos considerasse a hipótese de me acompanhar na minha próxima caminhada a Santiago de Compostela. Teria oportunidade de serenar o seu espírito e conhecer um grupo de pessoas cultas e interessantes, com as quais irá certamente encontrar afinidades.



Estrela da Manhã

Homem sem rosto disse...

Estrela (para mim sempre será a minha Estrelinha)

É verdade os meus pais são albicastrenses, daí considerar-me Beirão por afinidade.
Gosto efectivamente do cheio do rosmaninho, das giestas, de mexer e sentir o odor da terra, de andar pelas ruas destas velhas aldeias graníticas nos Invernos rigorosos e sentir também ai o cheiro, proveniente das lareiras, a madeira queimada, bem como olhar para o horizonte e sentir o eterno odor da liberdade.....

Fiquei, efectivamente, espantado com o facto de ser uma peregrina e que percorre anualmente os trilhos seculares que os nossos antepassados seguiram em busca de conforto junto do santo.
Conheço Santiago de Compostela apenas como Tourista. Já por lá andei duas vezes, assim como por toda a Costa Cantábrica, tenho o sonho de um dia percorrer, novamente, toda a costa Norte de Espanha até aos Bascos.

Segundo julgo saber, também há um caminho para Santiago que tem origem em França, certo?

Fico na expectativa de notícias suas, e agradeço mais uma vez a sua amizade. Bem haja!

Um beijo

Carlos.